Ishura no Vedanta, Deus, a Evolução Espiritual e Budismo

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais e pesquisado)

Segundo o Vedanta existe uma inteligência que é a causa de tudo, que organiza tudo o que acontece, e somos uma parte dela também.
Essa inteligência fez as almas com um pedaço Dela mesma, então somos parte Dela.
Algumas doutrinas esotéricas ensinam que não nos deligamos dessa inteligência, então existe a conexão com Tudo o que Existe.

 


Na nossa alma, que é esse pedaço de Deus que fez tudo com um pedaço Dele mesmo, é o que nos dá o sentimento de sermos parte de tudo, e tudo ser parte da gente.
Essa inteligência organiza tudo o que acontece, e é a causa de tudo, de nossa existência e de todos acontecimentos.
Ishura sustenta tudo o que existe, e é o que está por traz de cada acontecimento, e aqui fazemos um paralelo com a Bíblia, que ensina que nada acontece sem que seja da vontade de Deus.
O nome dessa inteligência é Ishura, que significa o governante de tudo.
Nós somos parte do Todo, assim como tudo é, pois tudo foi feito com a energia viva de Nosso Senhor.
A transcendência do ego, segundo algumas filosofias, nos leva a tocarmos essa realidade da qual somos partes do Todo, assim como vamos poder senti-lo.

 


Nessas experiências de sentir o todo, podem ocorrer muitas percepções paranormais. 
Somos governados também, como ensina o Vedanta, por nosso karma, seja positivo ou negativo, e isso faz parte da obra do Criador.
Nossos karmas são os resultados de nossas ações no passado, tanto boas como ruins, e isso é responsável pela forma como estamos hoje.
Se os karmas são o resultado de nossas ações, para construir um bom futuro é importante fazermos o bem.

 


Para termos boas condições no futuro é importante trabalharmos com a Lei de Atração, com as ações e buscar o autoconhecimento, pois essas são as causas metafisicas que vai nos dar boas coisas.
Mas além de lidarmos com as causas metafisicas, é importante também lidarmos com as físicas, não podemos esquecer delas.
Uma coisa muito interessante que o Vedanta ensina, é que nós nascemos com características, em nossa personalidade, que vão nos ajudar a cumprir o que temos que cumprir em nossa vida.
A personalidade é como uma roupa que nosso espirito veste de vida em vida, então trocamos a roupa de vida em vida, mas a essência para o Hinduísmo é sempre a mesma, e os sistemas de autoconhecimento na Índia nos ajudam a entrarmos em contato com essa essência, que é desprovida de sofrimentos e é muito feliz.
A grande diferença das religiões e filosofias hindus com o Budismo, é que os budistas acreditam que a nossa essência muda, pois tudo está em transformação para essa crença, e já no Hinduísmo não, para eles a alma é sempre a mesma.
Ensinamos aqui neste site que a evolução espiritual é eterna, e sendo assim, é mais lógico acreditar que nossa essência muda, pois progresso é mudança, apesar de que o Budismo não acredita que o autoconhecimento seja eterno, eles acreditam que um dia chegaremos ao máximo.
Porém em diversas religiões e filosofias, assim como no Espiritualismo livre, muito se diz que a evolução espiritual é eterna.
Eu sou Umbandista, e para nossa religião a evolução espiritual é eterna.
A Umbanda não é a única religião ou filosofia que prega isso, mas existem muitas outras, inclusive muitos Youtubers famosos.
A evolução espiritual é mudança sempre para melhor.
A forma como somos e como estamos no mundo tem um motivo para isso, e é importante em confiarmos nossa inteligência que organiza tudo, que tudo acontece para melhor.
Confiar nessa inteligência é sábio, pois assim não sofremos pensando em nossas insatisfações, além do que é importante buscarmos o que é bom para a gente, sempre no caminho do que é correto e do bem, sem fazer mal a ninguém.
Ainda que viémos com traços de personalidade para esse mundo, é importante mudar para melhor, e isso é evolução espiritual.
O Oriente nos apresenta técnicas para isso de meditação, além de seguir o caminho do bem e se abster do mau, como também praticar a atenção plena, que é muito mais do que estar atento, mas é saborear o momento presente, que é viver o absoluto.
O Budismo também acredita em uma inteligência que organiza tudo, mas isso não é muito comentado, muitos refutam a ideia d existir um Deus. Essa é a realidade budista de hoje em dia.
O Budismo tem muitos erros de tradução, muitos comungam o ateísmo, condenam a existência de um Deus pelo sofrimento que existe no mundo, mas se esquecem que o sofrimento é fruto de nossos karmas.
O Budismo ainda está cada vez mais transformando ensinamentos espirituais, dando para eles interpretações não espirituais, mas sim psicológicas.
O Budismo está refutando o espiritual.
Muitos valorizam o ateísmo e o ceticismo, que são coisas que nos dão um vazio interior.

 

 

Alguns Destaques: